quarta-feira, 15 de junho de 2011

EDMUND HALLEY E A TERRA OCA





Edmund Halley, o notável astrónomo e matemático britânico do século XVII, teorizou em 1692 a constituição da Terra Oca, tendo dado corpo também a todo o conhecimento que conduziram à ciência moderna. Mas estes primeiros cientistas defensores da ‘Terra Oca’ seriam ainda hoje ridicularizados pelos seus congéneres astrónomos do século XXI que deviam conhecer mais do que aprenderam nas escolas ou na literatura condicionada à ignorância de seus autores e enxergar aquilo que muitos ‘leigos’ na matéria compreendem muito melhor sem necessidade de grandes explicações.

Nicholas Kollerstrom, escritor inglês historiador da Ciência, notou que a primeira noção da Terra Oca surgiu no Philosophiae Naturalis Principia Mathematica de Newton (um trabalho que constitui a fundação da ciência física moderna), onde foi encontrada a tese de Edmund Halley de que “a estrutura interior da Terra é a de uma série de esferas ocas contidas sucessivamente uma dentro da outra”...




Esta teoria na época já consubstanciava algo que o próprio Newton dava crédito e nunca poderia ter produzido o Principia sem o encorajamento de Halley, pois a ideia de que o globo terrestre é oco é muito antiga e foi esse grande astrónomo do século XVII que a defendeu sem qualquer receio de ser ridicularizado na época pelos que, tal como hoje, têm muita relutância em aceitar a ideia de Halley pois a que vigora oficialmente é aquela da Terra ser constituida por Crosta, Manto e Núcleo, sendo este de magma donde provém a lava dos vulcões. Porém...

Richard Byrd, Vice-Almirante norte-americano, provou o contrário quando fez duas expedições aos Polos e adentrou a Terra em milhares de kilómetros através dos mesmos, tendo feito uma descoberta fantástica falando de um mundo estranho que nunca tinha visto, uma “Terra de Eterno Mistério” onde encontrou o “Centro do Grande Desconhecido”. Muitos pseudo sábios da Ciência Moderna não entenderam isso e até rejeitam toda a história da experiência vivida por Byrd no interior da Terra, tendo anotado tudo no seu Diário. A NASA no entanto sabe a verdade mas seus cientistas estão impedidos de a revelarem ao Mundo, tal como fizeram com Richard Byrd que foi obrigado a manter-se em silêncio até quase ao fim de sua vida.




Também Leonhard Euler, matemático e físico suiço, mestre em Filosofia, famoso pelos seus trabalhos em mecânica, óptica e astronomia, defendeu a tese da Terra Oca com um ‘Sol Central’ tal como exemplificado na gravura acima.

O matemático e físico alemão (Athanasius Kircher), autor do livro O Mundus Subterraneus que é um compêndio de 800 páginas em dois volumes de todas as coisas subterrâneas, onde ele descreve tudo aquilo que era então conhecido sobre geologia e geografia física, inclui mapas da superfície e até da lendária Atlântida, tendo criado um diagrama de corte transversal da Terra ilustrando ainda um “Fogo (ou Sol) Central” , havendo inúmeros canais subterrâneos, lagos e fontes, e passagens do interior para a superfície em vários pontos do Mundo. Kircher sabia que a Terra é oca, pelo menos no sentido de haver imensos espaços vazios e estar toda ‘perfurada’, porquanto ele tinha testemunhado isso directamente.

Portanto, Edmund Halley estaria pois familiarizado com todas estas ideias e também com as descrições da Terra Oca de Platão, Aristóteles, Lucrécio, Sêneca e Dante. O gênio de Halley, nós o reconhecemos hoje, mas no que toca à Terra Oca muitos são os que o acham tolo, tal como a Newton que afinal também comungava das mesmas ideias.

Enfim, para terminar esta dissertação sobre a questão da Terra Oca, cada vez mais disseminada nos tempos modernos, embora muito contestada por quem segue apenas algumas ideias ou suposições de quem nunca investigou a este respeito, aqui fica também meu contributo publicado em meu site pessoal na página “VIAGEM À TERRA OCA” em memória do Almirante Richard Byrd.

Cada um tire sua própria conclusão.

Rui Palmela

Um comentário:

Renato Amaral disse...

Prezados, descobri, sem nenhum esforço, quais são as entidades que repassam as informações anunciadas pelo charlatão JAN VAL ELLAN: History Channel. Todos os incautos e analfabetos espirituais se levam a acreditar nesse maior impostor cósmico. Renato Amaral

Related Posts with Thumbnails