sábado, 25 de dezembro de 2010

MISTÉRIOS DA SERRA DA ARRÁBIDA


Recordo-me de ter ouvido em tempos uma história muito interessante sobre um grupo de escuteiros da região de Setúbal que tiveram uma experiência insólita no interior da Serra da Arrábida onde penetraram através duma gruta (supostamente a conhecida 'Gruta do Abade'), cuja entrada se situa na "mata do Solitário", e teriam caminhado por um túnel de vários kilómetros que, segundo se diz, atravessa a serra dum lado ao outro. Só que, a meio do caminho, teriam encontrado algo muito estranho e fabuloso que os levou a manter segredo durante muito tempo daquilo que viram.

Com base no que conheço de vários outros episódios estranhos passados na Serra da Arrábida, e pretendendo escrever algo sobre o assunto, resolvi tentar saber junto do Corpo de Escutismo de Setúbal algo documentado sobre a história de muitos anos, ao que me disseram que nada possuiam em virtude de terem perdido imensos documentos aquando duma cheia na cidade há vários anos atrás, tendo ficado apenas esses relatos na memória dos mais antigos que teriam falado pouco do caso que no entanto foi passando e sendo conhecido vagamente.

Assim, indicaram-me então o escuteiro 'Nix' da zona de Azeitão onde me dirigi e estive falando com ele sobre o assunto, pois que segundo me disseram era o único mais antigo que poderia saber alguma coisa sobre o caso. Na verdade ele o confirmou por ter sabido também de outros escuteiros mais velhos que contaram essa história no interior da Serra da Arrábida, no tal túnel que o grupo de aventureiros pretendia atravessar. Conta-se, pois, que a dada altura eles teriam visto uma claridade que pensavam ser o final do túnel, mas não era senão um espaço enorme com várias construções antigas que pareciam ser duma cidade subterrânea abandonada e a luz do ambiente vinha das próprias rochas luminiscentes das paredes da grande gruta onde se encontravam.

A história só seria conhecida muitos anos depois dessa experiência do grupo de escuteiros que juraram manter segredo por motivos óbvios, para salvaguardar talvez o local de invasores ou ‘profanadores’ que o tomariam decerto com fins menos próprios, e quiçá muita coisa destruiriam como de resto já se passou com algumas grutas ou passagens subterrâneas que foram encontradas nas pedreiras de Sesimbra, tendo sido dinamitadas de propósito antes que alguém da Arqueologia soubesse e causasse problemas na exploração do granito e calcário ali existentes. É o que se diz, não sou eu que acuso.Doutro modo, conheço o que se passa por exemplo quando fazem rebentamentos nas Pedreiras e se repercute ondas no subsolo até à Qtª de El Carmen a vários kilómetros de distância, no lado Poente da Serra da Arrábida, onde não se consegue sequer abrir um poço por causa disso. As paredes racham, tal como acontece também com as da capela antiga ali existente, pertencente ao edifício residencial, pois as ondas se propagam e estremecem tudo na zona, devido à existência de túneis a certa profundidade. 

Enfim, na conversa havida com o tal escuteiro 'Nix', vários casos de fenómenos estranhos ele me relatou, sendo um deles quando se encontrava com um grupo na Serra, numa noite, a ver a chuva de meteoritos há uns anos atrás (muito falada nos órgãos de comunicação social) e viu uma bola luminosa ou pequena esfera  vir na sua direcção, tendo batido nas rochas junto a si e saltitado várias vezes (como se fosse uma bola de ping-pong) durante cerca de 15 segundos e desapareceu completamente de sua vista. Ele atribuiu a isso o facto da Serra ser uma zona fortemente magnética e teria atraido algo estranho que não soube explicar.

É curioso também haver no alto da Serra da Arrábida 3 cruzes em pedra no sítio onde as nuvens de trovoadas se afastam umas das outras como se uma força interna as forçasse a isso... É sabido também que o Convento está localizado sobre um 'triângulo magnético' com o vértice voltado para baixo, conferindo ao local uma poderosa energia que transmite boa sensação de paz e bem-estar a quem ali esteja!  De resto há uma capela dentro da área do Convento, chamada de "Bom Jesus", onde as bússolas não funcionam lá dentro e por alguma razão ela foi construida naquele lugar.




Também aparecem periodicamente, frente à Serra, "3 circulos luminosos" que já foram vistos pelo próprio guarda do Convento da Arrábida (sr. Quirino) e por um grupo de pessoas na praia do Creiro (entre Galapos e Portinho da Arrábida), onde se encontrava na altura a conhecida escritora Gilda Moura, autora do livro "Extase - O Rio Subterrâneo". Todos viram os "circulos" surgir do mar (como se viessem do fundo do oceano) e desaparecem no céu entre as nuvens. A última vez que foram vistos pelo sr. Quirino foi no dia 30-Março-2008, já ao entardecer.

O facto é que precisamente naquela zona do mar, à entrada da barra para o Rio Sado, as bússolas deixam de funcionar como se houvesse ali um campo magnético muito forte a interferir. Também interfere nas transmissões de rádio. O meu pai que foi Contramestre da Marinha Mercante me confirmou isso, pois ali só se poderiam orientar pelos faróis da barra durante a noite e pelas bóias de sinalização durante o dia. 

Do mesmo modo, têm sido observados OVNIS no Rio Sado, à noite, como já foram testemunhados por dois amigos que pescavam próximo do Parque de Campismo e viram um objecto voador luminoso que não emitia qualquer ruido, apenas um zumbido (como é caracteristico), tendo mergulhado depois na água e desaparecido.

Mas não saindo do assunto inicial, que tem a ver com a história da 'gruta do Abade', eu perguntaria quem teria escavado aquele túnel de vários kilómetros de comprimento (sete pelo que se sabe) e outros mais que bifurcam uns nos outros, com respiradouros para a superfície? E que construções estranhas eram aquelas desconhecidas que teriam sido habitadas em tempos por seres intraterrenos? Mais estranho ainda é o facto de se dizer que a Serra de Sintra e Arrábida estão ligadas uma à outra, a vários kilómetros de profundidade, passando muito abaixo do Rio Tejo, sendo ambas 'ôcas' por dentro como se sabe.

Já agora, que dizer do misterioso desaparecimento do jovem João Tiago (escuteiro caminheiro) que foi visto pela última vez na zona do Portinho da Arrábida e até hoje não apareceu, nem o cadáver, nem a bicicleta que levava com ele? Lembro-me que participaram na busca centenas de pessoas (Bombeiros, GNR, Escuteiros e populares) que procuraram por toda a zona o jovem que nunca chegou a aparecer.

Outros mistérios ocultam a "Serra-Mãe" (assim a tratava o poeta Sebastião da Gama) onde o próprio Frei Agostinho da Cruz (o poeta arrábico) terminou seus dias e escreveu sobre ela o seguinte: 



Alta Serra deserta, donde vejo

As águas do Oceano de uma banda,

E de outra, já salgadas, as do Tejo.

Aquela saudade, que me manda

Lágrimas derramar em toda a parte,

 Que fará nesta, saudosa e branda?

  Daqui mais saudoso o Sol se parte;

Daqui muito mais claro, mais dourado,

Pelos montes, nascendo, se reparte...

                                                                                                             

3 comentários:

Luisinho disse...

Mais mistérios para serem desvendados.

Anônimo disse...

Eu enquanto ser humano penso que nao temos o engenho necessário para prever se esses demônios fazem parte desta assembleia.

Alberto

Anônimo disse...

Mais um que desapareceu na serra.

Related Posts with Thumbnails