terça-feira, 15 de agosto de 2017

OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO



 
 
Considerado o maior achado do século XX, os Manuscritos do Mar Morto são um conjunto de textos com mais de 2000 anos escritos pelos Essénios que era um povo humilde de grandes conhecimentos, originário do Egipto, que formavam um grupo de Judeus que abandonaram as cidades e rumaram para o deserto, passando a viver em Qunram às margens do Mar Morto.

Os Essénios foram uma das três principais seitas religiosas da Palestina (Saduceus, Fariséus e Essénios) e acreditava-se que Jesus foi membro do grupo do norte que se concentrava ao redor do Monte Carmelo, como de resto o tinha sido seu primo João Baptista.
 
Os Manuscritos revelam coisas muito importantes que não fazem parte da Bíblia porque os escribas e fariseus eram contrários a Jesus e serviam mais os interesses dos Sacerdotes do Templo que o perseguiam tendo por isso sido omitidos muitos de seus ensinamentos depois da crucificação.
 
Os textos falam do Curandeirismo ou métodos naturais de cura e tratamento das doenças que hoje chamamos de Medicinas Alternativas, fala da importância do Vegetarianismo, fala da Reencarnação que era uma crença muito comum naquele tempo, fala da divisão justa das colheitas e riquezas entre o povo, fala da relação pacífica dos homens com os animais de que Jesus era o seu maior exemplo...
 
Enfim, muito se pode concluir deste grande achado arquelógico que durante dois milénios se encontrava numas cavernas junto ás margens do Mar Morto. Os papiros foram encontrados casualmente por um pastor beduino (Muhammad Did) que procurava uma de suas cabras desgarradas que se tinha perdido entre as rochas e certamente não foi por acaso que tal aconteceu, pois terá sido atraido àquele local onde se encontrava um grande ‘tesouro’ que se encontra actualmente guardado no Santuário do Livro do Museu de Israel em Jerusalém, tendo sido visitado pelo ex Presidente dos EUA Barack Obama na companhia do 1º MInistro de Israel Benjamim Netanyahu.



Os textos estão preservados do contacto com as pessoas e são de longe a versão mais antiga do Velho Testamento, datando de mil anos antes do texto original da Bíblia Hebraica usada pelos judeus.

Por fim, o Papa Bento XVI estabeleceu no dia 5-4-2007 uma relação entre Jesus e os Essénios na sua homilia na "Missa da Santa Ceia" realizada na basílica romana de S. João de Latrão, referindo-se aos Manuscritos de Qunram.      
 
 
Rui M. Palmela
 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails