sábado, 6 de agosto de 2011

TUDO SOBRE O COMETA ELENIN



 O cometa Elenin foi descoberto em 10 de Dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network, instalado no Novo México, EUA.

Foi baptizado oficialmente de C/2010 X1 e sua órbita é de 11.700 anos e de acordo com os dados keplerianos mais recentes o cometa atingirá o ponto de maior aproximação com nosso planeta em 16 de outubro de 2011, quando passará a mais de 34 milhões de km da Terra. O sol está a 150 milhões.

A NASA começou sua observação no começo de agosto deste ano que se estenderá por um periodo de 12 dias, registando já as primeiras imagens com o telescópio solar Stereo-B, fazendo rotacionando nas suas lentes em 135 graus para que o cometa possa entrar no campo de visão do instrumento, normalmente posicionado para observação solar.

Os primeiros registros começaram a ser feitos às 5h00 de Brasília quando o cometa se apresentava ainda como um ponto difuso movendo-se a cerca de 7 milhões de quilômetros do telescópio espacial. As cenas foram captadas pelo instrumento HI-2, um imageador heliosférico de grande-angular que opera no comprimento de onda da luz visível, empregado na detecção de ejecções da massa coronal do Sol.

HAVERÁ PERIGO DE COLISÃO COM A TERRA?

Devido à enorme distância, dizem os observadores que não existe qualquer possibilidade de risco de colisão com nosso planeta. Além de ser um objecto de pequena massa, Elenin não provocará qualquer efeito gravitacional em nenhum dos outros orbes dentro do Sistema Solar. No entanto... “É importante lembrar que os cometas são muito imprevisíveis e podem apresentar comportamentos bastante bizarros à medida que se aproximam do Sol. Entre os fenômenos já observados está o ‘outburst’, quando repentinamente se rompem e produzem inúmeros fragmentos brilhantes. Além disso, devido à pressão do vento solar a cauda do cometa também pode variar muito de tamanho”, diz um responsável a respeito deste assunto.

Segue abaixo as características do cometa e sua observação da Terra:

  • Desde quando? A partir de 20 de Julho/2011, o cometa atingiu a magnitude 9.9  podendo ser visto por lunetas de pequeno porte. Após Setembro será possível vê-lo desde a madrugada até o nascer do Sol com magnitude teórica de 4.6.
  • Até quando? Até Novembro/2011. Depois disso o cometa nascerá com o Sol já alto ofuscando a sua observação.
  • Núcleo do cometa: 3.5 km de diâmetro
  • Coma: 80 mil km de diâmetro
  • Velocidade: 86000 km/h. Relativa ao dia da máxima aproximação
  • 10 de Setembro Periélio (menor distância do Sol): 71 milhões de quilômetros
  • 12 a 15 de Setembro: o cometa fica visível nas imagens Lasco do satélite Soho
  • 26 de Setembro mínimo ângulo com o Sol: 1.9 grau de separação
  • 8 de Outubro: Conjunção com Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková
  • 15 de Outubro: Conjunção com Marte
  • 16 de Outubro Perigeu: máxima aproximação com a Terra a 34.9 milhões km
  • 22 de Novembro: Oposição a 175 graus do Sol


 A finalidade deste meu artigo é evitar que se crie pânico infundado com base nas inúmeras mensagens que circulam na Internet confundindo o cometa com Nibiru, Hercólubus, Planeta X, Astro Intruso, ou outro nome relacionado com os acontecimentos de “Fim do Mundo” para o ano 2012 segundo as Profecias Maias.

Certamente o cometa Elenin fará sua trajectória normal (como os outros) e seguirá seu curso até se perder de vista e não se falará mais dele por outro periodo de 11.700 anos... Porém, pode ser mais um dos ‘sinais’ indicando que algo na Terra se vai passar, como o interpretavam os Profetas e Adivinhos de outros tempos que viam na passagem dos cometas coisas que os homens podem estar cada vez mais a descurar...

Cada um faça sua reflexão!

Rui Palmela

6 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Excelente! Texto elucidativo e conciso, gostei. Teu blogue é sempre atraente. Abraços, JAIR.

Rui M, Palmela disse...

Grato pelo apreço Jair, procuro sempre fazer algo útil, falando sobre os mais diversos assuntos da actualidade.

Um abraço

Rui

Anônimo disse...

"apenas duas coisas sao infinitas o universo e a burrice humana mas sobre o universo eu ainda tenho duvidas" Albert einstein

albert tem razao pq os humanos sao muitos ignorantes en nao acreditar sobre esses fenomenos pq vc esta fazendo o certo em espalhar seu conhecimento e as verdades do universo. mas e uma pena que certas pessoas nao acreditam nisso.
eu tenho 13 aanos e sou um motivo de piada pq eu digo a todos o que vejo nesse blog.
aproveitem sempre a vida pq o amanha pertence a Deus. e 2012 nos viveremos outra vida!
eu lhe agradeço muito pelas informaçoes do universo

Andre disse...

Este cometa elenin está dando o que falar...

Muito interessante analisar os alinhamentos e os terremotos que aconteceram nos dias do alinhamento com a terra e o sol.

O próximo alinhamento está previsto para 26 de setembro.

Muita coisa pode acontecer.

Abraços
André

Anônimo disse...

Parabéns Jair.
Gostei muito do que escreveu e concordo com tudo o que está ai.
E também penso o seguinte ninguém sabe realmente o que pode causar a passagem desse cometa, baseando-se nas previsões e cálculos dos antigos em qualquer que seja a civilização tudo pode ser mera coincidência e mesmo que não seja pode também ter proporções e causas naturais ou físicas diferentes do que já possa ter acontecido no passado. Mesmo assim vale acreditar no que cada um concluir por si próprio. É natural um leigo ou cético se assustar com o que estão postando erroneamente e passar adiante informações infundadas e acabar levando pânico e espanto aos menos informados. Por isso temos que ter cautela, pesquisar e esperar mais informações concretas e atuais sobre tudo isso. Logo logo surgirão essas informações.
Abraço e continue nos deixando informados Jair.

Anônimo disse...

Muito valiosas essas informações.
O problema grave da nossa humanidade é o grande atraso intelectual e emocional da grande maioria, que se apresenta incapaz de ter acesso racional a assuntos como os deste blog. Muita gente ignorante, que não tem o costume de ler e, por isso, não apreende quase nada na Vida; devido a isto há o descaso, a ironia e o escárnio (muitas vezes para mascarar o medo). Felizes são aqueles que tornam-se evoluidos pelos próprios conhecimentos que adquirem e podem e conseguem viver em paz nesse Planeta de missigenação mental, emocional, física e social.
Talvez enquanto houver necessidade de existência, nada disso se tornará homogêneo. Evolução infinita no meio de divergências.

Related Posts with Thumbnails